Notícias

Município de Currais celebra conquista histórica com inauguração do Justo Acesso

Nova unidade garante à população acesso facilitado a serviços do Judiciário, Defensoria, Segurança e mais, sem precisar sair do município.

Data de Publicação: 15/07/2025

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), desembargador Aderson Nogueira, inaugurou, na manhã desta terça-feira (15), a 25ª unidade do programa Justo Acesso, no município de Currais. A solenidade reuniu autoridades do Judiciário, representantes de instituições parceiras e lideranças municipais, como o prefeito Raimundo Sobrinho, o vice-prefeito Cledim Araújo, o presidente da Câmara Municipal, Neto da Ambulância, dentre outros.

Em Currais, a unidade — implantada em parceria com a Prefeitura Municipal — está localizada em frente à Praça da Igreja Matriz, funcionando de segunda a sexta-feira, a partir das 08h. Justo Acesso já ultrapassou a marca de 300 mil atendimentos em todo o Piauí, levando inclusão digital, cidadania e serviços essenciais a municípios que não são sede de comarca.

Segundo o presidente do TJPI, o programa tem como objetivo instalar pontos de inclusão digital para maximizar o acesso à Justiça e a outros serviços, beneficiando principalmente a população de cidades menores.

“Um dos grandes focos da nossa gestão é aproximar o Judiciário da população, tornando-o mais ágil e presente no dia-a-dia dos cidadãos e cidadãs. Queremos superar essa ideia errônea de que a Justiça é distante e inacessível, e trazê-la, cada vez mais, para o cotidiano dos piauienses. Esta nova unidade reúne não apenas serviços do Tribunal de Justiça, mas também da Secretaria de Segurança, Defensoria Pública, dentre outras instituições”, destacou o desembargador Aderson Nogueira.

De acordo com o juiz auxiliar da Presidência do TJPI e coordenador do Justo Acesso, Luiz de Moura Correia, a nova unidade reforça o compromisso do Judiciário piauiense de se fazer presente e conectado com quem mais precisa.

“Garantir o acesso e a inclusão dos cidadãos piauienses aos serviços do Judiciário e demais instituições é um dever para o Tribunal de Justiça do Piauí. Lutamos não apenas por uma sociedade com serviços essenciais mais eficientes e acessíveis, mas também promovemos o combate à exclusão digital nas cidades com populações menores. Essa é uma forma de chegarmos a todas as cidades, comunidades e populações do nosso grande estado”, afirmou o juiz.

Com o Justo Acesso, os moradores de Currais não precisarão mais se deslocar para cidades vizinhas em busca de serviços como peticionamento eletrônico, emissão de certidões, acompanhamento de processos, audiências virtuais, além de atendimentos da Defensoria Pública, Secretaria de Segurança, Polícia Civil, Tribunal Regional Eleitoral, Procon, Junta Comercial, entre outros, a depender da demanda local e das parcerias firmadas.

Para o prefeito Raimundo Sobrinho, a chegada do Justo Acesso representa um marco para Currais.

“Hoje é um dia histórico para Currais. Esta unidade é um grande avanço para a nossa população, que não precisará mais sair do município para resolver demandas do Judiciário, da Defensoria ou outros serviços importantes. Essa parceria com o Tribunal de Justiça fortalece nossa cidade, garante mais dignidade e facilita a vida de quem mais precisa”, ressaltou o prefeito.

A expectativa é de que centenas de atendimentos sejam realizados já nos primeiros meses de funcionamento, ampliando direitos e oportunidades para toda a comunidade.



PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAIS

CNPJ: 01.612.752/0001-76

  • RUA PADRE MANOEL PAREDES, S/N, RUA PADRE MANOEL PAREDES, S/N - Bairro: CENTRO - CEP: 64905-000 - CURRAIS/PI
  • Telefone: 89 8147-4061
  • E-mail: prefeitura@currais.pi.gov.br